Coaching Empresas Gestão Liderança

Sucessão nas empresas familiares

sucessão

No Brasil existe muitas empresas familiares, que seguem um caminho de sucesso administrada pelo seu fundador. Enquanto ele está no comando, tudo vai bem. Mas, com o passar nos anos, quando os filhos chegam à idade escolar, começa o desejo de ajudar ao pai e, também, a vontade de fazer parte da empresa.

Até aqui tudo bem. Tudo está sob controle.

sucessãoA maioria dos fundadores de empresas familiares têm preocupações quanto ao desempenho dos papeis de líder familiar e de principal gestor da empresa. São pessoas energizadas, com grande mérito pessoal e profissional, visão de mundo aguçada, competência e grande de força de trabalho. Criaram negócios de sucesso a partir de um sonho e, na maior parte dos casos, com recursos limitados.

Ao longo do tempo, tais negócios vêm gerando riqueza, bons produtos, serviços, emprego e renda para um grande número de famílias no Brasil.Todos os fundadores dedicaram à gestão de seus negócios o melhor de seu potencial: 100% de seu tempo, mais energia física e mental.

Esses empresários reuniram pessoas de sua confiança, nem sempre tão competentes quanto confiáveis, para apoiá-los nessa empreitada empresarial. Costuma-se denominar esse tipo de funcionário pelo nome de encarregado ou mesmo gerente. Preferem dizer “sim” a todas as ordens e orientações, sem discutir nem contra-argumentar, a fim de garantir sua posição e seu emprego na empresa. Geralmente tratam-se de pessoas com pouca formação nas áreas em que atuam, imaturos em todos os sentidos e com longos anos de trabalho dedicados à empresa. Enfim, os típicos escudeiros fieis.

Você deve conhecer algumas pessoas que se enquadram nessa descrição. Suas empresas tiveram sucesso, o que os levou a terem certeza que só eles são capazes de gerenciar o dia-a-dia e o futuro de seus negócios; e que nenhum outro profissional conseguiria fazê-lo.

sucessão

Se for visitar uma dessas empresas, provavelmente encontrará seu fundador sufocado em meio a uma grande quantidade de papéis, telefonemas, compromissos comerciais… Ele se envolve do menor até os maiores problemas, em todas as esferas da empresa. O resultado pouco positivo desse quadro é que esses empresários deixaram para trás sua principal competência: materializar seus sonhos, utilizando sua grande capacidade empreendedora para criar novos negócios. Trocaram inconscientemente sua essência pela posição de principais gestores da empresa, maestros dos processos organizacionais. Além da frustração pessoal, gera conflitos que poderão vir a atingir negativamente o patrimônio familiar, implicando no processo de sucessão e na relação conflituosa com parte dos membros de sua família, principalmente com os herdeiros.

Nos próximos textos, vou abordar os conflitos entre gerações de empreendedores e, ainda, como o Coaching pode ser útil nos processos sucessórios de empresas familiares.

Quer se tornar um profissional de sucesso?

Entre em contato: contato@joaoricardocoach.com.br ou se preferir, deixe seu comentário abaixo.

 Já baixou meu e-book? Como Se Tornar Um Líder de Sucesso!

Mude para melhor! Quero lhe ajudar! Siga-me nas redes sociais:

 joaoricardocoach |  joaoricardocoach

Um forte abraço e sempre em frente!

João Ricardo Zimmermann
Coach & Consultor para Líderes e Organizações
Pessoas Melhores, Negócios Prósperos!
www.joaoricardocoach.com.br

João Ricardo Leader Coach
João Ricardo é Leader Coach, formado pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), Executive Coach pela SBCoaching, Consultor DISC e Diretor Industrial, com mais de 20 anos de experiência em liderança de equipes, gestão de conflitos, planejamento estratégico e lean manufacturing. Atualmente lidera mais de 300 pessoas e sua missão é potencializar pessoas e preparar organizações para o exercício de uma liderança diferenciada.
Você também pode ler
coaching
Coaching e Empresas
feedback
  Feedback 5 razões para você entender a Importância
6 Comentários
  • Danilo Nogueira
    abr 25,2016 até 22:59

    Gostei do assunto abordado, vejo que dentro de empresas familiares há vários pontos que precisam serem abordados e melhorados. Acredito que um desses pontos é a definição de papéis dentro da empresa e como cada membro deve respeitar essa divisão e hierarquia. Como o coaching pode ajudar nessa situação?

    • João Ricardo
      abr 26,2016 até 00:57

      Danilo, obrigado por sua participação, respondendo sua pergunta, o Coaching entra auxiliando as partes definirem os papeis e a sucessão, ele utilizará de ferramentas para auxiliar na condução de todo o processo, evitando os grandes desconfortos que essa situação produz.

  • dirceu baptista da costa
    abr 25,2016 até 17:42

    ola JR, esse texto retrata bastante sua empresa, queira ou não a mão forte esta no fundador, mais o tempo vai passando e alguem da familia terá que tomar as redeas do negocio, e muitos deixam para tras os legados de seus fundadores.

    • João Ricardo
      abr 26,2016 até 00:58

      Obrigado Dirceu pela sua participação, de fato é uma experiencia vivida nos últimos anos, graças a Deus estamos conseguindo encaminhar de tal forma que tudo siga o seu caminho correto.

  • Wilson
    abr 25,2016 até 01:27

    Eu ja vi este filme

    • João Ricardo
      abr 26,2016 até 00:59

      Com certeza Wilson, faz parte de uma grande maioria de empresas no nosso pais e no mundo, é uma questão delicada de ser tratado, deve haver muito equilíbrio e maturidade para que as partes deem sequencia a um legado.

Deixe Seu Comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site