Liderança

Sua liderança muda a performance da equipe

Melhorar o desempenho da equipe através da liderança requer habilidade, paciência e criatividade.

Aumentar e manter o desempenho elevado de sua equipe de trabalho é um elemento essencial para alcançar seus objetivos. Sua equipe de liderança – supervisores, gerentes e executivos – desempenham um papel vital na garantia de níveis de desempenho da equipe onde permanecem elevados.

Este é um desafio para muitos líderes e é preciso muita atenção e cuidado, mas pode ser resolvido. Com uma liderança eficaz, sua equipe pode se tornar o recurso mais valioso de sua organização.

Se preocupe com as diferenças e semelhanças entre os colaboradores que se reportam a você, elabore um plano de ação para reconhecer essas diferenças, bem como as semelhanças. Esta técnica de planejamento ajuda a traçar metas para sua equipe, de acordo com suas habilidades, aptidões e capacidades.

Um dos traços de uma líderança de alta performance é a capacidade de desenvolver habilidades de comunicação interpessoal de forma eficaz e que se adaptem aos variados estilos de trabalho, cultura e necessidades dos colaboradores.

Gestão e liderança são duas funções separadas. Todavia, para se tornar um bom gerente, seu estilo de liderança precisa ser um que reconhece os pontos fortes nas diferentes personalidades e habilidades dentro de sua equipe.

Um gerente eficaz trabalha para adaptar seu estilo quando abrange a equipe inteira, não apenas alguns colaboradores seletos. Atenção às necessidades de uma equipe diversificada irá incentivar seus colaboradores a executar bem as tarefas que forem a eles destinadas.

Modelagem de comportamento é provavelmente a melhor maneira de treinar os colaboradores suas habilidades e competências no local de trabalho.

Quando o profissionalismo no local de trabalho se torna um procedimento padrão, o desempenho do colaborador melhora porque sua equipe se orgulha da maneira como eles desempenham suas funções e interagem com clientes internos e externos.

Os colaboradores provavelmente irão exceder expectativas do trabalho quando têm um sentimento de orgulho na Organização em que estão. Além disso, elogiar os colaboradores por seus esforços e por um trabalho bem feito, fornecer feedback regular aos colaboradores são outras características que verdadeiros líderes e gerentes eficazes possuem.

Recompensar os colaboradores cujo desempenho exceda as expectativas é importante, mas desenvolver planos de melhoria para aqueles cujo desempenho está abaixo das expectativas é ir além na busca pela performance ideal de sua equipe.

Trabalhe em conjunto seus colaboradores para construir planos que melhorem suas habilidades e os preparem para futuras funções dentro da organização.

Investir tempo e energia no desenvolvimento de sua equipe tem retornos significativos. Além de melhorar o desempenho, esta atividade de liderança demonstra que você tem um interesse adquirido em seus colaboradores. Isso pode aumentar a satisfação no trabalho, o que pode, por sua vez, elevar o nível de satisfação no trabalho de sua equipe.

Comunique-se com sua equipe de forma contínua. Não deixe sua equipe desinformada sobre as políticas de trabalho, mudanças organizacionais e, principalmente, expectativas de trabalho.

Colaboradores que sentem que são valorizados tendem a ter melhores registros de desempenho. Sem comunicação da liderança, os colaboradores se sentirão sem importância e desvalorizados, mesmo que a falta de comunicação não é intencional. Compartilhar todas as informações necessárias da empresa que podem ajudar os colaboradores a entender seu papel nos objetivos gerais de negócios.

Esta técnica garante uma troca de ideias e opiniões entre um gerente e seus colaboradores, tornando uma equipe mais comprometida e eficaz.

Um líder deve sempre estar se desenvolvendo, para que o mesmo sempre esteja um passo à frente, e assim, dar suporte a sua equipe. Existem inúmeras formas de buscar conhecimento e podem até ser gratuitas.
Lembre-se que o conhecimento é nosso maior patrimônio, aquele que ninguém pode nos tirar.

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Um forte abraço e sempre em frente!

João Ricardo Zimmermann
Coach & Consultor para Líderes e Organizações
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www.joaoricardocoach.com.br                                                                                                          www.institutozimmermann.com.br

João Ricardo Leader Coach
João Ricardo é Leader Coach, formado pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), Executive Coach pela SBCoaching, Consultor DISC e Diretor Industrial, com mais de 20 anos de experiência em liderança de equipes, gestão de conflitos, planejamento estratégico e lean manufacturing. Atualmente lidera mais de 300 pessoas e sua missão é potencializar pessoas e preparar organizações para o exercício de uma liderança diferenciada.
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