Sobre Mim

João Ricardo Zimmermann é ExecutiveAnd Business Coach, Coach certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching(IBC) e pela Sociedade Brasileira de Coaching(SBC), Leader Coach pela Behavorial Coaching Institute, Professional & Self Coach pela Global Coaching Community (GCC), European Coaching Association (ECA), International Associationof Coaching (ICA), habilitado Analista comportamental (Assessment) pela Global CoachingfCommunity, habilitado no Alpha Assessment Coaching Certification pela Worth Ethic Corporation, habilitado a Analista 360° pelo Instuituto Brasileiro de Coaching (IBC), consultor DISC pela Etalent.

É fundador do Instituto Zimmermann – Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, empresa de consultoria e treinamentos corporativos, formação de Líderes, palestrante e especialista em desenvolvimento humano e desenvolvimento de habilidades como competências para profissionais de alta performance. Possui mais de duas décadas de experiência com o desenvolvimento de pessoas e liderança, exercendo cargo de diretor industrial e líder, na Madeireira Três Estados, com um quadro de funcionários em torno de 450 colaboradores e com mais de 1000 pessoas treinadas.

Conheça mais sobre as minhas atividades profissionais acessando o meu LinkedIn.

Quer saber mais sobre mim? Conheça a minha Vida Pessoal.

FAMÍLIA: Sou o filho mais velho de uma família tradicional de três irmãos. Meu pai lutou desde muito cedo para ter suas coisas, e com ele aprendi a valorizar tudo e todos, com respeito ao próximo em primeiro lugar.

MUDANÇA: Desde os meus 13 anos sigo o rumo da vida sozinho. Tímido e medroso no início, enfrentei muitas dificuldades, tanto na vida escolar quanto no âmbito familiar. Durante uma certa fase, fui um tanto quanto revoltado, mas nunca abandonei meu principal valor, que é o respeito pelas pessoas – principalmente pelos mais velhos.

Em qualquer lugar que fosse era bem recebido. Essa fase me ajudou a ver onde o mundo poderia me levar e a valorizar as metas de vida. Sempre gostei de trabalhar e de analisar os modos de as outras pessoas trabalharem. Gostava de me misturar em meio aos funcionários da madeireira de meu pai, empresa que ainda existe e da qual sou hoje o Diretor Industrial, e que hoje conta com 40 anos de mercado e 350 funcionários.

Pontos fortes

Valorizo a responsabilidade e a ética, tanto em mim quanto nos outros. Estes valores fundamentais afetam o meu comportamento de várias maneiras e dão significado à minha vida. Do meu ponto de vista, o sucesso é mais do que apenas dinheiro e prestígio. Minha crença fundamental dirige meus passos e me guia através das tentações e distrações da vida. É o que me mantem fiel a um sistema consistente de prioridades. Essa consistência é a base de todos os meus relacionamentos.

Carisma – Simplesmente adoro o desafio de encontrar novas pessoas. Os estranhos raramente me intimidam. Pelo contrário, me sinto atraído e energizado por eles. Quero saber seus nomes, fazer perguntas e encontrar pontos de interesse em comum para iniciar um diálogo e estabelecer uma ligação.

Inclusão – “Ampliar os círculos!” – esta é a filosofia que orienta minha vida. Gosto de incluir as pessoas e fazer com que elas se sintam parte do grupo. E quero expandir o meu grupo para que mais e mais pessoas possam ser beneficiadas pelo apoio que ele oferece. Odeio ver alguém olhando de fora. Independentemente de raça, sexo, nacionalidade, personalidade ou fé, faço poucos julgamentos, pois estes podem machucar os sentimentos de uma pessoa. Não sendo absolutamente necessário, por que fazer isso? Minha natureza receptiva não se baseia necessariamente na crença de que cada um de nós é diferente e que devemos respeitar estas diferenças. Ao contrário, ela se baseia na convicção de que, fundamentalmente, somos todos iguais. Somos todos igualmente especiais e importantes – portanto, ninguém deveria ser ignorado. Cada um de nós deveria ser incluído, e isto é o mínimo que merecemos.

Responsabilidade – É o meu lema de talentos. Responsabilidade que me força a me apropriar psicologicamente de tudo aquilo que me comprometo a fazer. Uma vez assumido o compromisso, grande ou pequeno, me sinto emocionalmente obrigado a cumpri-lo. Minha reputação depende disso. Se por algum motivo eu não puder cumprir com o prometido, automaticamente começo a procurar maneiras de compensar a outra pessoa. Não sossego até que a recompense por isso.

Conexão – As coisas acontecem por uma razão. Tenho certeza disso, porque em minha alma sei que estamos todos conectados. Somos indivíduos responsáveis por nossos próprios julgamentos e possuímos livre arbítrio, mas somos parte de algo maior. Alguns podem chamar isso de inconsciente coletivo. Outros, de espírito ou força da vida. Porém, seja qual for a palavra que você escolheu, sua confiança vem da sabedoria de que não estamos isolados uns dos outros, nem da Terra e da vida sobre ela. Este sentimento de conexão implica em certas responsabilidades. Se fazemos parte de um quadro maior, então não devemos fazer o mal, porque estaremos fazendo o mal a nós mesmos. Não devemos nos aproveitar dos outros, porque estaremos explorando a nós mesmos. E não devemos causar sofrimento, porque também sofreremos. Sua consciência de responsabilidades, tais como essas, cria seu sistema de valores. Sou solicito, cuidadoso e, ao mesmo tempo, acolhedor. Sensível a uma mão protetora invisível, gosto de poder dar aos outros o conforto de que existe um propósito além da monotonia de nossas vidas. As premissas exatas da minha fé dependerão da sua criação e cultura, mas minha fé é forte.

TRABALHO: Desde sempre amei trabalhar em equipe. Muitas pessoas nunca acreditaram no que eu poderia fazer, mas em 2012 tomei uma decisão, e comecei a focar naquilo que eu queria. As portas foram se abrindo, e hoje trabalho com muitas pessoas, de todos os níveis. Sei muito bem separar o profissional do pessoal, mas como seres humanos que somos, sei que ninguém é melhor que ninguém.

MÉTODO: Transformo pessoas em líderes. Com bons exemplos e muita paciência, mostro as ferramentas necessárias para essa transformação, através do coaching. Troquei a tevê por livros. Adoro ler e estudar. Faço cursos mensalmente para que possa cada vez mais estar auxiliando líderes. Para assuntos que envolvam produtividade, coaching e liderança, tenho uma meta: nunca ir dormir sem aprender alguma coisa nova.

PROPÓSITO: Meu propósito é treinar e transformar pessoas em líderes através do exemplo e aplicar ferramentas que mudarão o rumo daqueles que querem crescer. Mas o líder não é somente o encarregado de uma empresa, e sim todo aquele que está à frente de um grupo e quer transformar em uma equipe.

RESULTADOS: Transformo trabalhadores comuns e até executivos em líderes. Não descanso até ver o brilho da liderança nos olhos de um pupilo. Meu objetivo é unir as margens do estado atual para o estado desejado, criando a ponte que faltava, ajudando a construir os valores essenciais para uma vida e deixar um legado de referência. Este é o trabalho que mais amo fazer.

“Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente”.

Steve Jobs

Email: contato@joaoricardocoach.com.br
Fone: +55 47 3642.3455
Whatsapp: +55 47 98407.5482

Joao Ricardo Coach

4 Comentários
  • Daniela
    set 12,2016 até 14:21

    Olá Sr. João Ricardo, tudo jóia?

    Gostei muito da sua página e perfil profissional.

    E o motivo do meu contato é que estou contatando Profissionais Expert em Coaching de Negócios familiares para mim modelar e me inspirar.

    Pois, também sou Coach e me falta no momento expertise.

    Gostaria de me ter como sua estagiária (sem custos) para lhe auxiliar e ser meu mentor num período de 3 meses, uma vez na semana no horário que desejar?

    Ficaria muito grata e feliz se me concedesse essa oportunidade.

    Caso tenha interesse deixo meu contato para retorno.

    (011) 99546.95.33

    Desde já, agradeço a atenção.

    Atenciosamente.

    Daniela Fernandes do Carmo
    Personal & Professional PsiCoaching

    • João Ricardo Leader Coach
      set 28,2016 até 14:27

      Bom dia Daniela, com certeza posso lhe ajudar sim!

  • Stella maris
    maio 16,2016 até 18:30

    Gostei muito da sua página, da sua história de vida e próposito. Bate muito com o meu direcionamento de trabalhos em coach. quando escrever artigos me envie. Grande abraço, bom trabalho.

    • João Ricardo Leader Coach
      maio 17,2016 até 00:52

      Oi Stella maris, fico feliz por ter gostado, estarei lhe enviando sim! Bom trabalho para você também!

Deixe Seu Comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site