Coaching Gestão

Planejamento para desenvolvimento pessoal

Planejamento para desenvolvimento pessoal

A habilidade para o desenvolvimento pessoal que eu observo está fazendo uma grande diferença nos sucessos das pessoas, que é a capacidade de planejar com antecedência. Escrever seu próprio plano de desenvolvimento pessoal é exatamente o processo que, se feito corretamente, pode dar-lhe essa vantagem na vida.

“Crie um plano de desenvolvimento pessoal para realizar seu desejo e comece de uma vez, seja você pronto ou não, para colocar este plano em ação.” ~ Napoleon Hill

Por que planejamento de desenvolvimento pessoal?

Porque um plano de desenvolvimento pessoal bem definido lhe dará uma direção forte na vida. Por outro lado, estará em perfeita harmonia com quem você realmente é. Isso é algo feito de forma errada com muita frequência, um plano que o leva a um destino errado?

Então, a chave é criar um plano de desenvolvimento pessoal, não por causa de o ter, mas ter um plano que esteja perfeitamente refletindo seus próprios desejos e necessidades individuais (veja também ” O que é desenvolvimento pessoal? “).

A ideia é que você está ativamente começando a ter pensamentos concretos sobre por que você está aqui nesta terra, qual sua finalidade e quais etapas o ajudarão a realizá-la.

O que faz um ótimo plano de desenvolvimento pessoal?

  1. Propósito conduzido

Um bom plano de desenvolvimento pessoal é, antes de mais, orientado por objetivos. É por isso que está em perfeita harmonia com o núcleo do seu ser. Ele visa dar-lhe a realização pessoal e ajuda você a crescer. Em palavras simples: o que você planeja é o que você REALMENTE quer. Essa é a chave, é claro. Caso contrário, você se enganaria e planejaria algo que não esteja realmente alinhado com você mesmo. Isso parece trivial, mas às vezes, quando você obtém um impulso externo para fazer o planejamento de desenvolvimento pessoal, você pode fazê-lo, mas permaneça essencialmente desconectado de seus verdadeiros desejos.

Como é diferente dos seus objetivos de desenvolvimento pessoal? A definição de metas é uma parte importante de um plano de desenvolvimento pessoal. Eu gosto de olhar como configuração de metas sendo uma técnica ou um processo para definir metas exatas, enquanto o planejamento é semelhante ao desenvolvimento de uma visão e a dar a sua vida uma direção geral.

O planejamento é como colocar uma estratégia, a definição de metas é como criar as táticas para cumprir a estratégia. O planejamento vem em primeiro lugar, segundo o objetivo.

  1. Com base em valores e pontos fortes pessoais

Seu plano de desenvolvimento pessoal individual deve estar roteado em seus próprios valores. E tem que levar em conta a sua força e fraquezas pessoais.

Liste 5 dos valores mais importantes em sua vida. Os exemplos populares são: Integridade, Família, Riqueza, Sucesso, Amor, Fé, Criatividade, Aventura, Liberdade, Poder, etc.

Os meus 5 melhores valores pessoais são:  _______________

Em seguida, colocá-los em uma prioridade perguntando-se, que valor é mais importante que o outro, então você tem um TOP 5 no final.

Agora pense nas suas forças pessoais. Exemplos populares são: autoconfiança, empatia, analítica, criativa, orientada a ação, energética, orientada para pessoas, comunicadora, orientada para o negócio, orientada para a família etc.

Minha força pessoal superior 5 são:  _______________

Finalmente pense nas suas fraquezas pessoais. Exemplos populares são: autodisciplina, organização, matemática, comunicação, auto apresentação, paciência, energia. (Basicamente o mesmo que a força, mas do outro lado da escala, é claro)

Os meus 5 principais pontos fracos são:  _______________

É um bom exercício para obter clareza sobre seus valores e pontos fortes e fracos. Este conhecimento irá orientá-lo a desenvolver o plano de desenvolvimento pessoal adequado para você. Então, quando você escreve seu plano, pense em como esses objetivos estão em harmonia com seus principais valores e se eles se alinham com sua força pessoal e evitem suas fraquezas mais ou menos.

  1. Objetivos para o equilíbrio de vida

Um excelente plano de desenvolvimento pessoal também cobre sua vida completa e visa criar equilíbrio. Para alcançar o equilíbrio em sua vida, uma das coisas mais importantes para a felicidade, você tem que ter uma ampla perspectiva e olhar para todas as áreas da sua vida.

Leia também: Inteligencia emocional

Precisamos ter equilíbrio entre o trabalho e a vida e sugiro ter nas 6 áreas principais:

Mente, incluindo emoções, aprendizado, leitura, foco, visão e todo tipo de habilidades mentais;

Corpo, incluindo Energia, Saúde, Esporte, Exercício, Fitness, Bem-estar, Beleza, Perspectiva;

Espírito incluindo consciência crescente, estar presente, meditação, entrar em contato com nossa alma;

Social incluindo Família, Cônjuge ou Menino / Amigada, Amigos e todos os outros Relacionamentos com outras pessoas;

Finanças incluindo Dinheiro, Poupança, Pertinências e Coisas que possuímos;

A profissão é o que crio no meu trabalho como contribuição significativa para a sociedade e para o meu cumprimento pessoal

Você não precisa necessariamente desses 6 em sua vida. Pense sobre as áreas que são mais importantes para você, onde você deseja desenvolver e, em seguida, defina-as para você (por escrito). Não sugeriria usar mais do que 7, talvez menos se puder. Fique abaixo de 10 com certeza.

Minhas áreas de vida são:  _______________

Você também pode variar essas áreas se quiser criar um plano de desenvolvimento pessoal focado em alguma área especial, talvez sua educação ou seu desenvolvimento profissional. Mas tenha em mente que você precisa de equilíbrio geral na sua vida, mesmo quando você se concentra em apenas uma parte específica no momento.

Leia também: Crenças limitantes

Como criar seu plano de desenvolvimento pessoal?

Para criar o desenvolvimento pessoal perfeito que é exclusivo para você, pegue suas áreas de vida e defina um objetivo de desenvolvimento pessoal em cada área de vida. Faça ficar simples e concentrado para obter os resultados eventualmente. Você pode fazer mais de um objetivo por área de vida, é claro, especialmente se você realmente sente que quer aqueles, mas minha sugestão é manter a vida simples.

Além de seu objetivo, você desenvolverá um Plano de Ação e estabelecerá um Prazo.

 

 

 

 

 

 

Eu João Ricardo Zimmermann, criei o método Coaching For You Individual, é o único no Brasil, no qual iremos juntos criar uma vida diferente…

Foram mais de 500 pessoas que passaram pelo método em grupo, agora diversas pessoas já estão fazendo o individual… Clique no link e logo entro em contato contigo https://goo.gl/42Pjyu 

Entre em contato: contato@joaoricardocoach.com.br ou se preferir, deixe seu comentário abaixo.

 Já baixou meu e-book? Como Se Tornar Um Líder de Sucesso!

Mude para melhor! Quero lhe ajudar! Siga-me nas redes sociais:

 joaoricardocoach |  joaoricardocoach | joaoricardozimmermann

Um forte abraço e sempre em frente!

João Ricardo Zimmermann
Coach & Consultor para Pessoas, Líderes e Organizações
Pessoas Melhores, Negócios Prósperos!
www.joaoricardocoach.com.br 

João Ricardo Leader Coach
João Ricardo é Leader Coach, formado pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), Executive Coach pela SBCoaching, Consultor DISC e Diretor Industrial, com mais de 20 anos de experiência em liderança de equipes, gestão de conflitos, planejamento estratégico e lean manufacturing. Atualmente lidera mais de 300 pessoas e sua missão é potencializar pessoas e preparar organizações para o exercício de uma liderança diferenciada.
Você também pode ler
Crenças limitantes – Saiba como superar
DISC
Certificação DISC: um diferencial para incrementar o seu sucesso!

Deixe Seu Comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site