Empresas

Liderança de Alta Performance

Todos os dias que se passam, escuto muitos dizendo “como está difícil trabalhar com as pessoas” e você já disse algo assim? Outros dizem “eu gostaria de ter uma equipe mais competente! “A maioria dos líderes tem pensado algo parecido. Então você não é o único.

Liderança de alta performance, eu preciso saber como transformar a minha equipe para atingir as metas e objetivos, mas estou preparado para isso?

Uma série de fatores-chave são dadas em liderança de equipe:

Cooperação:

alta performance 2A liderança de alta performance precisa desenvolver sua equipe que cooperem com as metas estabelecidas por sua organização, caso possua algum membro na equipe que não esteja em sincronia, sugiro que troque, talvez a transferência para outro setor possa trazer uma melhora de desempenho para essa pessoa, nem sempre todos estão no lugar certo.

O respeito mútuo:

Em uma equipe bem preparada, as pessoas evitam arrogância, paternalismo e crítica.O sucesso para ser alcançado precisa haver o respeito entre os membros, um respeitar ao outro.

Em muitos locais de trabalho as pessoas esquecem que estão em um ambiente profissional e misturam a vida particular, como a amizade.Não estou dizendo que a amizade não deve existir, claro que sim, mas em doses certas, lembrando que estão em um ambiente profissional, então metas tem que serem atingidas.

Democracia:

Em equipes de alta performance, todos devem ter sua vez e partilharem das opiniões e sugestões, não esquecendo todos tem o direito de questionar o processo, para analisar e avaliar o desempenho do grupo. Alcançar excelentes resultados: Em um nível alto, o líder sabe como avaliar e direcionar os pontos fortes individuais de cada membro.

Cada pessoa tem sua qualidade:

Habilidades sociais, rigor, criatividade, para dar alguns exemplos. É aconselhável que as pessoas da equipe com diferentes perfis e forças diferentes estejam em sinergia, para que o sucesso seja algo próximo. Para aproveitar e promover as boas qualidades individuais, os líderes de alta performance devem ser capazes de:

Reconhecer os pontos fortes de cada indivíduo:

Muitos líderes lutam para ver ou enxergar as habilidades em outros membros de sua equipe. Em um ambiente de negócios em que o reconhecimento é escasso, é mudando hábitos e começar a olhar quais são os pontos fortes. Precisamos mudar nossa mentalidade para começar a ver o que nós admiramos nas outras pessoas da equipe.

Combinar as habilidades para formar uma equipe:

Trata-se de selecionar os melhores ingredientes e misture bem para obter uma receita. Não é muito fácil avaliar as habilidades, mas tem que estar atento sempre, observar, tem aquele que se destaca agindo, outros são mais concentrados nos cálculos e analises, cada um tem um perfil diferente do outro. Combine estas habilidades.

Concentrar-se nos pontos fortes e não nos pontos fracos:

alta performance

Dale Carnegie conta uma história sobre um homem, de um de seus programas, que a esposa dele pediu que ele listasse seis coisas que ele gostaria que ela mudasse. O participante contou que disse a esposa dele que iria pensar e dar a resposta na manhã seguinte. Ele percebeu que seria fácil listar seis coisas que gostaria de mudar nela, mas ao invés de fazer isso, ligou para a floricultura e encomendou seis rosas vermelhas. Pediu que fosse entregue para a esposa dele com um bilhete que dizia que ele não conseguia encontrar seis coisas para mudar nela; ele a amava do jeito que ela era. Pode imaginar a reação positiva que ele recebeu. Ele contou aquilo, naquele momento, percebeu o poder da apreciação. Você demonstra apreciação das forças dos integrantes da equipe ou foca nas fraquezas deles?

E a sua liderança faz isso? Ou está concentrado nos pontos fracos, que muitas vezes são tão pequenos e poucos perto dos talentos que um membro possui. As vezes exigimos que nossos liderados sejam como nós, mas esquecemos que cada um tem sua individualidade e que devemos respeitar. Quando em um grupo de pessoas existem diversas pessoas, o líder precisa de paciência e uma mente aberta.

O líder aceita e acolhe favoravelmente todas as personalidades dos membros da equipe, ele está habilitado para alcançar o potencial máximo do grupo. A diversidade é favorável. Embora pareça mais fácil, a maioria das pessoas acabam se cansando de trabalhar com outras pessoas que têm uma personalidade similar. Interação da equipe é muito mais emocionante e interessante quando é desfrutado de uma variedade de estilos e características pessoais.

Se você aceitar e apreciar as diferenças, é possível reconhecer como aumenta consideravelmente o potencial da equipe. Manter uma comunicação aberta. As pessoas tendem a evitar aqueles que têm personalidades muito diferentes.

Se os líderes de equipe permitem que esta tendência se consolida, subgrupos de “próprio” e “estranhos” no grupo de trabalho será formado, e os canais de comunicação serão bloqueados, caminhando para a queda dos resultados traçados.

Construir pontes e não muros. Os líderes de alta performance aprendem a fazer a ligação entre os membros com habilidades diferentes. Buscar formas de facilitar as parcerias dentro da equipe, aumentando a compreensão mútua, e quebrar barreiras percebidas na forma como abordamos os projetos. Foco em resultados, não tarefas. Em última análise, o que importa é a contribuição de cada membro da equipe com as metas e missão.

Os principais especialistas na formação de equipes talentosas com diversas personalidades aprenderam a concentrar-se nos resultados obtidos por cada membro da equipe, em vez de tentar levá-los a alcançar uma certa maneira. Esta abordagem permite que as pessoas expressem sua personalidade através de seu trabalho e continuar a contribuir de forma significativa para o esforço da equipe.

Reforçar o espírito de excelência continua para ganhar cooperação: O espírito de melhoria funciona melhor. Os líderes de equipe de alta performance mantem uma concorrência positiva de trabalho dentro do grupo para superar as conquistas do passado. Bons líderes fazem superar um desafio emocionante.

É importante notar que, em qualquer caso, estamos falando de uma competição entre os membros individuais, mas algumas metas e objetivos da equipe.

Quer se tornar um profissional de sucesso?

Entre em contato: contato@joaoricardocoach.com.br ou se preferir, deixe seu comentário abaixo.

 Já baixou meu e-book? Como Se Tornar Um Líder de Sucesso!

Mude para melhor! Quero lhe ajudar! Siga-me nas redes sociais:

 joaoricardocoach |  joaoricardocoach

Um forte abraço e sempre em frente!

João Ricardo Zimmermann
Coach & Consultor para Líderes e Organizações
Pessoas Melhores, Negócios Prósperos!
www.joaoricardocoach.com.br>

João Ricardo Leader Coach
João Ricardo é Leader Coach, formado pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), Executive Coach pela SBCoaching, Consultor DISC e Diretor Industrial, com mais de 20 anos de experiência em liderança de equipes, gestão de conflitos, planejamento estratégico e lean manufacturing. Atualmente lidera mais de 300 pessoas e sua missão é potencializar pessoas e preparar organizações para o exercício de uma liderança diferenciada.
Você também pode ler
coaching
Coaching e Empresas
coaching
Coaching: como contratar (Parte 1)

Deixe Seu Comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site