Gestão Liderança

Gerenciamento: Como são suas habilidades?

gerenciamento

Em um universo tão competitivo, precisamos realizar um excelente gerenciamento, você precisa de uma quantidade considerável de habilidades para se tornar um bom gerente.

No mundo dos negócios, muitos líderes parecem se concentrar menos em gestão, e muito mais no trabalho fascinante e emocionante de liderança e ter um bom gerenciamento.

No entanto, os gestores são responsáveis por garantir que as coisas sejam feitas corretamente. E enquanto os líderes trazem visão, inspiração e desafio, estas coisas não contam nada sem a implementação eficiente de um bom gerenciamento.

Para ser um grande líder, você deve ter um extenso conjunto de habilidades – desde o planejamento e delegação a comunicação e motivação. O conjunto de habilidades é tão grande. Mas, para o seu sucesso a longo prazo, analise suas habilidades em todas as áreas de gestão, desafie a si mesmo para melhorar em todas essas áreas e fazer um gerenciamento modelo.

A gestão eficaz exige uma ampla gama de habilidades, e cada uma dessas habilidades complementa os outros. Seu objetivo deve ser o de desenvolver e manter todas estas habilidades, de modo que você pode ajudar sua equipe a alcançar seus objetivos de forma eficiente e eficaz. Leia sobre para idéias e recursos que você pode usar para fazer isso.

Um Modelo de Gestão Eficaz

Áreas essenciais onde os gestores devem concentrar os seus esforços. Ao cobrir estes princípios, você vai desfrutar de mais sucesso como um líder:

  • Compreender a dinâmica da equipe e incentivar bons relacionamentos.
  • Seleção e desenvolvimento das pessoas certas.
  • Delegar efetivamente.
  • Motivar as pessoas.
  • Gerenciar disciplina e lidar com o conflito.
  • Comunicar.
  • Planejamento, tomada de decisões e resolução de problemas.

Leia também: equipes eficazes

Vamos explorar cada uma delas com mais detalhes.

Uma boa gestão significa a compreensão de como as equipes devem operar. É importante incentivar e apoiar as pessoas através deste processo, para que você possa ajudar sua equipe a se tornar plenamente eficaz o mais rapidamente possível.

Ao formar equipes, os gestores devem criar um equilíbrio de modo que possua um conjunto diversificado de habilidades, personalidades e perspectivas. Você pode pensar que é mais fácil de gerenciar um grupo de pessoas que estão propensas a se darem bem, mas as equipes verdadeiramente eficazes possuem muitos pontos de vista e usam suas diferenças para serem criativos e inovadores.

Seleção e Desenvolvimento de pessoas certas

Encontrar grandes membros para equipe e desenvolver as competências necessárias para o sucesso da sua equipe é outra parte importante da formação da equipe.

Delegando: Ter as pessoas certas com as habilidades certas não é suficiente para o sucesso de uma equipe. Os gerentes devem também saber como fazer o trabalho de forma eficiente. Delegação é a chave para isso. Alguns gerentes, especialmente aqueles que ganharam suas posições com base em seus conhecimentos técnicos, tentam fazer a maior parte do trabalho por si próprios. Eles pensam que, porque eles são responsáveis pelo trabalho, eles devem fazer sozinhos para ter certeza que é bem feito. Mas até pode ficar bem feito, mas estará adiando o desenvolvimento da equipe e ao desenvolvendo um stress. Quando se tem dificuldade em delegar sugiro que peça a ajuda de um profissional, com a tecnologia que temos hoje é muito simples, de qualquer lugar do pais você pode obter um treinamento, e sugiro um Coach.

O Coach te orienta como desenvolver e alinhar os seus objetivos e o ajuda a alcançar suas metas em pouco tempo.

Gerentes eficazes reconhecem que através da atribuição de trabalho para as pessoas certas (e não apenas aqueles com mais tempo disponível), delineando claramente as expectativas, as equipes podem realizar muito mais. Mas é muitas vezes difícil de confiar em outras pessoas para fazer o trabalho. Como gerente, lembre-se que quando os membros de sua equipe tiverem as habilidades certas, formação e motivação, você poderá confiar neles para começar o trabalho feito.

Motivar Pessoas: Outra habilidade gerencial necessária é motivar os outros. Uma coisa é motivar a si mesmo, mas a outra é bem diferente motivar alguém. A principal situação é lembrar que a motivação é pessoal. Estamos todos motivados por coisas diferentes, e todos nós temos diferentes níveis de motivação. Portanto, conhecer os membros da equipe em um nível pessoal permite que você os motive melhor. Proporcionar um feedback regularmente é uma estratégia muito poderosa para ajudá-lo a se manter informado sobre o que está acontecendo com os membros da equipe.

Gerir Disciplina e lidar com conflitos: Às vezes, apesar de seus melhores esforços, há problemas com o desempenho individual. Como gerente, você tem que lidar com estes problemas. Se você não disciplinar, corre o risco de impactos negativos sobre o resto da equipe. É muito desmotivador para trabalhar ao lado de alguém que consistentemente não corresponde às expectativas, por isso, se você tolerar isso, o resto da equipe provavelmente vai sofrer.

O desempenho da equipe também vai sofrer quando as diferenças entre os membros se transformam em conflito armado, e é o seu trabalho como gerente da equipe para facilitar uma resolução. No entanto, o conflito pode ser positivo quando se evidencia problemas estruturais subjacentes – certifique-se de que você reconhece o conflito e lida com suas causas, em vez de apenas suprimir os sintomas ou evitá-lo.

Comunicando: Um elemento que é comum a todas essas habilidades de gestão é a comunicação eficaz. Isto é crítico para qualquer posição que você espera, mas como um gerente, é especialmente importante. Você precisa deixar que sua equipe saiba o que está acontecendo e mantê-los informados, tanto quanto possível. Além disso, desenvolver a capacidade de facilitar de forma eficaz, para que você possa orientar sua equipe para uma melhor compreensão e servir como um moderador, quando necessário.

Planejamento, Resolução de Problemas e Tomada de Decisão: Muitos gerentes são muito procrastinadores com o planejamento, resolução de problemas e tomada de decisão, uma vez que eles são muitas vezes especialistas qualificados que já foram promovidos por causa de seus conhecimentos e habilidades analíticas. Como tal, uma das questões mais importantes que os gerentes de experiência é que se concentrar tão intensamente sobre essas habilidades quando eles pensam sobre o autodesenvolvimento que eles não conseguem desenvolver suas habilidades pessoais e habilidades de gerenciamento de equipe.

Você precisa desenvolver e melhorar suas habilidades gerenciais em uma base contínua, mensurando como a sua carreira se desenvolve e como você enfrenta novos desafios gerenciais.

Se você gerenciar um departamento ou uma equipe de projeto, é importante saber como começar o trabalho. Quando você for solicitado para conseguir algo com a ajuda de outros, você gasta muito do seu tempo a gerir as relações em vez de fazer o trabalho real. Então, você deve desenvolver não só suas habilidades técnicas, mas suas habilidades de gerenciamento.

Delegar, motivar, comunicar e compreender a dinâmica da equipe são algumas das competências-chave necessárias. Com essas habilidades, juntamente com paciência e um forte senso de equilíbrio, você pode se tornar um gestor muito eficaz.

Mas muitos tem dificuldades em desenvolver essas habilidades, onde sugiro o auxilio de um Coach ou melhor um leader Coach, que possui todas as ferramentas necessário para o seu desenvolvimento, você pode achar que se tornará caro, mas pode ficar tranquilo, que o investimento se paga mais depressa do que você imagina.

Gostou do conteúdo? Tem algum comentário? Envie suas dúvidas para contato@joaoricardocoach.com.br e eu terei o maior prazer em respondê-lo.

Quer se tornar um profissional de sucesso?

Entre em contato: contato@joaoricardocoach.com.br ou se preferir, deixe seu comentário abaixo.

 Já baixou meu e-book? Como Se Tornar Um Líder de Sucesso!

Mude para melhor! Quero lhe ajudar! Siga-me nas redes sociais:

 joaoricardocoach |  joaoricardocoach

Um forte abraço e sempre em frente!

João Ricardo Zimmermann
Coach & Consultor para Líderes e Organizações
Pessoas Melhores, Negócios Prósperos!
www.joaoricardocoach.com.br

João Ricardo Leader Coach
João Ricardo é Leader Coach, formado pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), Executive Coach pela SBCoaching, Consultor DISC e Diretor Industrial, com mais de 20 anos de experiência em liderança de equipes, gestão de conflitos, planejamento estratégico e lean manufacturing. Atualmente lidera mais de 300 pessoas e sua missão é potencializar pessoas e preparar organizações para o exercício de uma liderança diferenciada.
Você também pode ler
Planejamento para desenvolvimento pessoal
Liderança
Motivos para desenvolver uma liderança autêntica
3 Comentários
  • mar 14,2016 até 19:51

    El mundo no es perfecto pero esta lección http://AMZN.TO/1SMWNTR te puede ayudar a hacerlo a tu forma.

  • Augusto Cesar Nogueira
    fev 22,2016 até 00:55

    Porém o que o nível mais baixo comandados buscam, vêem são outras características fora dessas mostradas pela reportagem. Esta palavra tem a consistência nova em buscar saber se lideres estão realizando verdadeiramente suas posturas determinadas. Busquei saber em quatro grandes lojas do mercado comercio, RENNER, LEADER, CASA E VIDEO, LOJAS AMERICANAS se seus lideres estavam fazendo mesmo parte em igualdade da empresa, ou melhor, se lideres estavam indo aos funcis. deste nível comercio, e as repostas foram as mesmas. NAO! Sendo aquela a mais forte que é: ELES NÃO ESTÃO NEM AI PRA GENTE.
    Abraços a todos e ate logo.

    • João Ricardo
      fev 22,2016 até 01:36

      Olá Augusto, obrigado por compartilhar, infelizmente muitos são colocados para liderar, mas não tendo a minima capacidade ou mesmo vontade, outros, falta de serem escutados também pelos seus superiores, isso digo no nível de gerenciamento. Sobrando o descontentamento aos subordinados.

Deixe Seu Comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site