Gestão

Contratação certa ou errada – Qual você faz?

contratação

A contratação é uma tarefa muito importante e fundamental para uma empresa, por isso é preciso ter bons critérios na hora de escolher um novo funcionário, certificando que a pessoa é adequada para o cargo designado. Uma contratação errada costuma resultar em diversos problemas para a empresa, principalmente em relação ao lado financeiro. A contratação é um processo que precisa ser realizado com muita paciência, dedicação e atenção, para escolher o candidato qualificado para cada vaga. Realizar uma contratação errada é prejudicial em diversos pontos.

Produtividade

Um dos principais fatores a ser afetado com uma contratação errada é a produtividade. Um novo funcionário que não seja qualificado o suficiente para uma determinada atividade, costuma trazer problemas para uma equipe em geral. Ele não consegue exercer as tarefas necessárias e muitas vezes precisa de ajuda de algum outro membro, o que resulta no atraso de outras diversas tarefas tanto do funcionário, quanto nas tarefas dos outros membros da equipe. Esse problema causa queda no rendimento e no desempenho das atividades, trazendo resultados abaixo do esperado.
Financeiro

Quando se contrata um funcionário desqualificado o gasto costuma ser além do salário e do treinamento, pois além dele estar prejudicando os resultados da empresa com seu desempenho ineficaz, quando se precisa dispensar o  funcionário ineficiente há os gastos da demissão e de todos os direitos referente ao tempo que ele permaneceu na empresa. Outro custo é em relação ao processo de uma nova contratação.

De acordo com pesquisas realizadas 40% dos diretores e profissionais de RH afirmam que ao realizar uma contratação errada, os custos financeiros podem chegar á milhões.

Insatisfação

A má contratação gasta muito tempo e dinheiro, porém traz outros problemas, como a insatisfação da equipe. Quando se tem um membro na equipe que traz problemas é comum que os outros funcionários se sintam desmotivados, chateados, irritados e muito insatisfeitos com a contratação errada que está prejudicando o rendimento de toda a equipe. A contratação errada afeta a moral dos funcionários, trazendo problemas para o estado emocional da equipe.

Reputação

Uma contratação errada traz diversos problemas, inclusive na reputação da empresa. toda empresa precisa ter uma reputação impecável, porém quando se contratada um funcionário desqualificado, a imagem da empresa acaba ficando denegrida perante os funcionários e o público, principalmente por ter seus resultados e qualidades prejudicadas.

Para resolver o problema da má contratação de uma maneira rápida e muito eficiente, basta aplicar o DISC, que é uma ferramenta que vem sendo cada dia mais procurada e adquirida pelas empresas, pois proporciona mais eficiência e segurança nos processos de recrutamento e desenvolvimento, visando melhorar a capacidade de gestão de pessoas.

Quer se tornar um profissional bem sucedido?

Entre em contato: contato@joaoricardocoach.com.br ou se preferir, deixe seu comentário abaixo.

 Já baixou meu e-book? Como Se Tornar Um Líder de Sucesso!

Mude para melhor! Quero lhe ajudar! Siga-me nas redes sociais:

 joaoricardocoach  |  joaoricardocoach

Um forte abraço e sempre em frente!

João Ricardo Zimmermann
Coach & Consultor para Líderes e Organizações
Pessoas Melhores, Negócios Prósperos!
www.joaoricardocoach.com.br

João Ricardo Leader Coach
João Ricardo é Leader Coach, formado pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), Executive Coach pela SBCoaching, Consultor DISC e Diretor Industrial, com mais de 20 anos de experiência em liderança de equipes, gestão de conflitos, planejamento estratégico e lean manufacturing. Atualmente lidera mais de 300 pessoas e sua missão é potencializar pessoas e preparar organizações para o exercício de uma liderança diferenciada.
Você também pode ler
coaching
Coaching: como contratar (Parte 2)
gestão-do-tempo
Aprenda a gerir o seu tempo
1 Comentário
  • dirceu
    jun 8,2016 até 12:08

    realmente é isso que acontece muitas vezes as empresas qdo estão no pico da produção contratam qualquer pessoa só para tentar suprir a falta de mão de obra, mais no final acaba se tornando um problema devido a contatação ser feita sem alguns requisitos muito importante que deveriam se analisados antes da contratação. uma aspecto muito importante que eu acho que deve ser levado muito a serio é a reputação da pessoa que esta sendo contratada, eu ainda sou a favor que seja pedido a quem se vai contratar, uma negativa criminal, pois as vezes são contratados pessoas que põe em risco a integridade fisica de outros colaboradores, lembrando sempre que empresa visa lucro e não atividade social, podemos ate colaborar mais tudo deve ser analisado.

Deixe Seu Comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site