Coaching Gestão Liderança

7 maneiras de liderar e capacitar sua equipe

empregados felizes

Não é estranho quando você percorre uma loja ou empresa, e a primeira pessoa com a qual você se depara está desmotivada? Ela imediatamente envia a mensagem de que não está feliz, que este pode não ser um ótimo lugar para trabalhar – e isso faz com que você repense se vai consumir ou mesmo contratar os serviços daquele local.

Estudos têm demonstrado muito tempo as relações entre o moral dos funcionários e o sucesso do negócio, mas os novos resultados publicados no Journal of Research demonstram ligações diretas entre a satisfação do funcionário e a satisfação do cliente. Outros estudos vão a um passo mais adiante, e apontam para uma ligação entre os níveis de satisfação dos funcionários em um escritório e a satisfação do cliente, mesmo que não haja um contato direto entre eles.

Portanto, está claro que os funcionários são uma parte essencial da sua marca – eles são, muitas vezes, o rosto do seu negócio, refletindo sua cultura e valores. Acredite: seus funcionários podem ser um fator importante em seu sucesso.

Mas, afinal, o que é um funcionário satisfeito?

equipe

Mais do que apenas feliz, a Science Daily identifica funcionários satisfeitos como “aqueles com uma sensação de bem-estar”, com a presença de emoções positivas (como alegria e interesse), e a ausência de emoções negativas (como apatia e tristeza). E, tal como emoções positivas podem melhorar a percepção dos colaboradores de encontrar significado em seu trabalho, eles também podem ser um fator no desempenho, realização e crescimento dos funcionários.

Embora seja difícil contratar apenas funcionários com um senso de bem-estar, aqui estão sete maneiras para promover um ambiente de trabalho positivo – e, o melhor, capacitar seus funcionários sem muitos gastos.

equipe

  1. Seja um bom líder: Você pode ser um bom gerente, mas… você é um bom líder? Está sempre pronto para inspirar sua equipe a vencer e ter sucesso? Avalie suas habilidades de liderança e descobrir como você pode usá-los para dar um upgrade ao moral da sua equipe.equipe
  2. Dê exemplo aos seus funcionários: Todo mundo quer passar o tempo em torno de líderes inspiradores. Por isso, é importante ouvir e mostrar que se importa com o trabalho de seus funcionários, com as suas preocupações e com suas aspirações. Assim, eles serão engajados e produtivos.equipe
  3. Capacite seus funcionários: Colaboradores com uma forte sensação de bem estar tendem a ser mais ansiosos para assumir novos desafios e desempenhar um papel amplo no sucesso do seu negócio. Da mesma forma, o desempenho de alta qualidade é maior quando as exigências do trabalho são mais elevadas! Aqui estão algumas inspirações para capacitar seus funcionários:

* Deixe-os a tomar decisões independentemente de você. Muitas vezes, seus funcionários estão mais perto da ação do que você e, por isso, sabem a decisão certa a tomar. Mas, não se esqueça de colocar alguns parâmetros em torno do processo de tomada de decisão – pois quando um funcionário toma decisões, precisa considerar o impacto nos clientes, a equipe e sua rentabilidade do negócio.

* Incentive o pensamento criativo. Há sempre problemas a serem resolvidos e soluções melhores cada um deles – então, por que não desafiar os seus funcionários? Eles podem chegar a formas criativas de lidar com negócios comuns. Incentive-os a buscar, por exemplo, uma solução de software de baixo custo para racionalizar o seu sistema de faturamento ou uma melhoria de processos para o gerenciamento produtivo. Coloque o desafio nas mãos de seus funcionários. Se não houver tempo para fazer isso durante o horário comercial, programe fora do horário.

equipe

  1. Tenha um tempo educacional: Dê aos seus colaboradores a oportunidade de aprender mais sobre o seu negócio. Num almoço informal pode se aprender muito. Programe-se para, uma vez por mês, almoçar com eles e, juntos, conversarem sobre estratégias de trabalho.

Mantenha todos envolvidos e conscientes do impacto que têm sobre o seu negócio. Faça uma apresentação de seus destaques a cada trimestre, mostrando as áreas que precisam ser melhoradas e um plano de ação para o futuro.

Tem um empregado, sócio, ou equipe que alcançou o sucesso fazendo as coisas de maneira diferente? Existe uma nova tecnologia ou mercado que possa mudar o rumo dos negócios? Dê aos envolvidos uma oportunidade para mostrar o que eles fizeram (ou o que estão observando) para que outros possam aprender com eles e, assim, aplicar essas habilidades e conhecimentos em suas áreas de responsabilidade.

Traga um orador convidado. Pode ser um parceiro de negócios, o representante de uma indústria líder de pensamento, ou um líder da sua comunidade. Uma pessoa inspirada – e fora da empresa – pode ajudar a dar uma nova perspectiva e ampliar os horizontes de todos, que ficarão animados para executar novos modus operandi.

equipe

  1. Seja inesperado em seus agradecimentos: Todos nós gostamos de ser agradecidos. Então, por que não presenter sua equipe com um cartão escrito à mão? Mas, atente-se a um detalhe: para evitar qualquer sentimento de favoritismo, este é uma estratégia que deverá ser usada para retribuir realizações significativas da equipe. Você também pode escrever à mão notas de agradecimento aos funcionários em seus cartões de aniversário.equipe
  2. Faça um feedback de Desempenho: Todo mundo merece saber como está aguindo, se está trabalhando em favor dos objetivos do negócio e, ainda, ter suas próprias metas de desempenho.

Sempre uma ajuda profissional faz toda a diferença, contrate um Coach, tudo pode ser diferente!

Gostou do conteúdo? Tem algum comentário? Envie suas dúvidas para contato@joaoricardocoach.com.br e eu terei o maior prazer em respondê-lo.

Quer se tornar um profissional de sucesso?

Entre em contato: contato@joaoricardocoach.com.br ou se preferir, deixe seu comentário abaixo.

 Já baixou meu e-book? Como Se Tornar Um Líder de Sucesso!

Mude para melhor! Quero lhe ajudar! Siga-me nas redes sociais:

 joaoricardocoach |  joaoricardocoach

Um forte abraço e sempre em frente!

João Ricardo Zimmermann
Coach & Consultor para Líderes e Organizações
Pessoas Melhores, Negócios Prósperos!
www.joaoricardocoach.com.br

João Ricardo Leader Coach
João Ricardo é Leader Coach, formado pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), Executive Coach pela SBCoaching, Consultor DISC e Diretor Industrial, com mais de 20 anos de experiência em liderança de equipes, gestão de conflitos, planejamento estratégico e lean manufacturing. Atualmente lidera mais de 300 pessoas e sua missão é potencializar pessoas e preparar organizações para o exercício de uma liderança diferenciada.
Você também pode ler
Tudo sobre coaching
lideres do futuro
Líderes do Futuro

Deixe Seu Comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site