Empresas

5 dicas para ter uma equipe comprometida

O comprometimento dos membros da equipe para que trabalhem juntos com eficiência destinados a cumprir metas é um fator crítico para o sucesso da equipe.

Os membros da equipe devem desenvolver uma relação de compromisso um com o outro, mas para que isso aconteça necessita que o líder esteja atento a vários detalhes que são fundamentais para obter essa equipe comprometida.

Um ponto fundamental é mostrar que o líder está preocupado com os valores da equipe e da empresa, que ele defende os dois lados e sempre está atento as necessidades de seus subordinados, estar sempre de ouvidos atentos no que eles precisam e mostrar interesse nos assuntos que os incomodam.

Com a minha experiência nesses longos anos, vejo líderes que tem sua equipe junto para todas as horas, inclusive rotatividade e o absenteísmo é mínimo enquanto outros é o inverso, mas somente pelo fato de como o líder trabalha com sua equipe.

Muitos líderes botam medo somente no olhar quando um subordinado vem traze-lo um problema, em vez de abraça-lo e agradecer por essa oportunidade de melhoria e com certeza ele iria fazer questão de sempre relatar as dificuldades, o que ele vai fazer?

Vai esconder ou mesmo nem dar bola, qual incentivo ele teve?

equipe comprometida

Você quer saber se sua equipe é de fato comprometida? Responda algumas perguntas para avaliar o nível de comprometimento.

1 – Escolha dos membros comprometidos

Os membros da equipe querem participar da equipe? Eles têm o conhecimento de como trabalhar em equipe? Eles puderam escolher se eles queriam ou não participar dessa equipe?

Ter o comprometimento de um funcionário é muito mais fácil se eles estão participando por livre escolha. Quando possível, eu recomendo levar eles para participarem de algo fora do profissional, uma ação voluntária. Isso os motiva e muito, eles se sentem uteis.

2 – Qual a missão da equipe comprometida?

Os membros da equipe acreditam que a missão da equipe é importante? São membros comprometidos com o cumprimento da missão e resultados esperados?

Os membros da equipe querem se sentir como se eles são parte de algo maior que eles mesmos. Eles precisam entender que sua missão irá contribuir com o crescimento da empresa.

O comprometimento vem quando eles sabem dos resultados que atingiram e quanto foi fundamental para a missão da empresa.

3 – Membros da equipe se sentem valorizados?

Os membros da equipe percebem seu serviço é valioso para a organização e para suas próprias carreiras? A dupla vitória é realizada se os membros da equipe se sentirem valorizados pela organização e também receber benefícios algum adicional.

Este pode incluir crescer e desenvolver suas habilidades e carreira ao participar da equipe. Fazer novos contatos e talvez, encontrar novos mentores que estão comprometidos com o seu crescimento é uma dica importante.

4 – Desafio, Emoção e Oportunidade

São membros da equipe animado e desafiados pela oportunidade? Se assim for, as chances de seu comprometimento com o processo e os resultados será fantástico

5 – Reconhecimento

A sua organização tem um histórico de reconhecimento para as equipes de sucesso e seus projetos?

Quase todo mundo gosta de alguma forma de reconhecimento. Certifique-se que o reconhecimento está disponível em situações de sucesso.

Quanto mais você pode promover um ambiente adequado para o sucesso da equipe, o melhor sua equipe irá realizar.

Quer se tornar um profissional de sucesso?

Entre em contato: contato@joaoricardocoach.com.br ou se preferir, deixe seu comentário abaixo.

 Já baixou meu e-book? Como Se Tornar Um Líder de Sucesso!

Mude para melhor! Quero lhe ajudar! Siga-me nas redes sociais:

 joaoricardocoach |  joaoricardocoach

Um forte abraço e sempre em frente!

João Ricardo Zimmermann
Coach & Consultor para Líderes e Organizações
Pessoas Melhores, Negócios Prósperos!
www.joaoricardocoach.com.br

João Ricardo Leader Coach
João Ricardo é Leader Coach, formado pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), Executive Coach pela SBCoaching, Consultor DISC e Diretor Industrial, com mais de 20 anos de experiência em liderança de equipes, gestão de conflitos, planejamento estratégico e lean manufacturing. Atualmente lidera mais de 300 pessoas e sua missão é potencializar pessoas e preparar organizações para o exercício de uma liderança diferenciada.
Você também pode ler
A importância da autoliderança do líder
Treinar funcionários vale a pena?

Deixe Seu Comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site